quarta-feira, 17 de agosto de 2011

As 6 Subculturas mais Insanas do Japão



O Japão está apara a loucura assim como o Oriente Médio está para o petróleo: Sentado numa quantidade que pode suprir o resto do mundo por décadas. Claro que eu afirmo isso com o mais puro sentimento de admiração. As subculturas japonesas surpreendem e, em alguns casos, até causam atos rebeldes em lugares antes pacíficos. Mas isso não importa. 
Só para lembrar: Essas são MINHAS OPINIÕES! Se você discorda, não precisa me xingar, ou dizer que eu estou com inveja disso e daquilo outro, porque eu realmente não estou e não vou me importar, na verdade eu posso até rir de você, logo, será apenas perda de tempo, algo que nenhum de nós dois quer.
Vamos a lista das 6 Subculturas mais insanas da Terra do Sol Nascente.

6- Dekotora
Antes que você fique com medo, Dekotora é uma abreviação para "Decoration Truck". Ao contrário dos caminhoneiros americanos, que gastam seu tempo livre bebendo cerveja (geralmente barata e nem sempre gelada) e procurando garotas na beira da estrada para oferecer uma carona, os caminhoneiros do Japão gastam suas folgas transformando seus 
Não se pode tirar o mérito de alguém que põe uma cidade em um caminhão. (?)
caminhões em coisas que se parecem muito mais com toda uma avenida de Las Vegas concentrada em um único ponto móvel - os Dekotoras.
Eles ganharam popularidade a partir de 1975, quando a Toei Corporation iniciou uma série de filmes chamada Truck Guys, que contava a história de um caminhoneiro que cruzava o Japão com o seu caminhão tunnado, bem ao estilo Pimp my Ride. Desde o final da década de 90, a inspiração dos fãs de Dekotora é o anime Gundam.

5- Gyaru Mamba

Jynx é uma Gyaru Manba
Gyaru é uma transliteração da palavra Gal, que em inglês quer dizer moça mais a palavra Mamba que vem de Yamamba, que por sua vez é uma variação do estilo Ganguro... (acho que você entendeu que isso pode levar bastante tempo). Elas são garotas que cansaram do estereótipo japonês - cabelos escuros e lisos, pele clara e maquiagem discreta em tons básicos - e fazem tudo ao contrário! Usam os cabelos em tons loiros platinados, fazem bronzeamentos artificiais regularmente e usam maquiagens brancas (para contrastar com a pele) e coloridas. As roupas são caras e de grifes famosas. Muitas usam apliques coloridos nos cabelos.
Existem vários estilos Gyaru, um mais estranho que o outro. Veja alguns aqui (aprecie com moderação).O Gyaru Mamba é apenas um deles. 
NÃO OLHE DIRETAMENTE NOS OLHOS!!!
4- Lolitas

Na internet, pelo menos, a palavra Lolita te traz a mente aqueles caras de meia idade que estão sempre dando uma volta pelo quarteirão da escola e que acabam tendo seus discos rígidos apreendidos pela polícia federal. Mas no Japão, isso é diferente. Lolita refere-se a uma outra subcultura bizarra (Vão me matar por essa frase). Ao contrário de suas contemporâneas gyaru, que fazem um bolo de maquiagem na cara e mostram tanta pele quanto seja legalmente possível, as lolitas japonesas se vestem tão inocentemente que a rainha Victoria pediria que elas se soltassem um pouco.
Vestindo saias, , vestidos de gola alta, gorros e empunhando sombrinhas fofinhas eles caminham pelas ruas de Tóquio parecendo graduadas da Escola Tim Burton para Meninas. Há todos os tipos de lolita, cada um com sua própria variação sobre o tema, mas todos eles compartilham o amor de uma moda feminina que morreu antes de suas avós nascerem.
E estas não são apenas roupas que eles usam para irem aos clubes especiais ou a festas nos jardins. Você pode ver mulheres adultas nestes completos  trajes de boneca vitoriana em trens, em livrarias e devorando hambúrgueres no McDonalds.
"Eu acho que elas deviam ousar mais no visual" -  Baa-Chan
Por que? Você pode perguntar. Tem algo a ver com a rejeição aos padrões masculinos de beleza e se vestir sensualmente. Sim. No Japão, para expressar sua rejeição à opressão, estereótipos culturais e proclamar a sua independência, as mulheres se vestem como meninas assustadora indo para a escola de 200 anos atrás. C'est la révolution!.

3-  Male Hosts

OH MEU DEUS, TANTAS OPÇÕES!!! QUAL ESCOLHER??? 
(Obs.: esse dedinho na boca do Haru não engana ninguém...)
O Gyaruo Style, que começou como uma variante do Gyaru para meninos (ou seja, já começou errado), é a arma da vez para os caras que querem ser os gatões no Japão. (Pffff...kkkkkKKKK - ok, parei.) Eles usam roupas caras, garrafões de 20 litros de perfume e exibem penteados que lembram Rod Stewart. 
Male Hosts - rapazes que ganham suas vidas embebedando mulheres de meia idade dispostas a gastar algum trocado para ter algum tempo com um rapaz. Um trabalho digno.
Ganhando o pão de cada dia.
Dos Gyaruo eles herdam a pele bronzeada e o cabelo com uma aparência de loiro sujo. Por sujo entenda-se que o cabelo parece não ter sido lavado desde tempos imemoriais. Mas diferente dos Gyaruos, que acabam se parecendo bem mais com bruxas das montanhas, os Male Hosts fizeram dessa aparência um negócio e exitem até ranks pra classificá-los (não me pergunte os critérios). 
Nem todo cara que se veste desse jeito é um Host, mas os que são acumulam bopas quantias de dinheiro em clubes especializados por todo país. E o que eles fazempor essas mulheres? NADA! A não ser sentar ao lado delas em uma mesa, beber e passar um papo romântico meloso a cada ínfima chance que houver de faze-lo. 
E é isso. E como eles foram espertos o suficiente para imaginar uma forma de ganhar dinheiro bebendo e conversando com mulheres em bares, eles criaram uma tendência entre os homens Japoneses. Afinal, se você não consegue fazer uma mulher gastar o seu dinheirinho suado para ver você ficar bêbado e usar suas cantadas de segunda, pelo menos você pode se vestir como alguém que consegue faze-lo.

2- Yankii
Bonitinho!
A coisa mais próxima que o Japão tem de um White Trash, os Yankii (o termo é uma corruptela de Yankee) são jovens dos sexos masculino e feminino que descolorem seus cabelos, vestem roupas ousadas (se é que se pode chamar pedaços de pano cobrindo pontos estratégicos do corpo de roupas), e se tornam fumantes, alcoolátras e pais de família antes de completarem o ensino médio. Eles são famosos por serem barulhentos, grossos e por se recusarem a fazerem parte de qualquer manifestação cultural tradicional japonesa.

Aqui há uma mistura de subculturas. Os Yankii emprestam um pouco do seu estilo das Gyaru e dos Gyaruo, mas não são suas roupas ou cabelos que os destacam do sem-fim das subculturas estranhas e sem sentido japonesas. Se diferem bem menos pelo estilo, são na verdade identificados como um fenômeno social, os Yankii tem sido a escória da cultura japonesa contemporânea e se tornaram um simbolo de como o Japão decaiu em frente aos seus anos de glória. Quando eles apareceram, no final da década de 80 e começo de 90, a mídia japonesa rapidamente entrou em frenesi, prevendo uma Tókio sem-lei estilo Akira, cheia de punks mal educados com cortes de cabelos feios aterrorizando senhorinhas e deixando de fazer seus deveres de casa.
Vai encarar???
É claro que isso só acontece em mangás japoneses muuuuuito bons e filmes maravilhosos como Battle Royale. Ao invés disso, os yankiis se tornaram nada muito pior que jovens de cabelo feio e mal educadinhos. As meninas yankiisusam maquiagem demais, se casam jovem demais e acabam como donas de casa com a aparência 15 anos mais velha do que a realidade. Os caras todos viram pedreiros, por algum motivo.

1- Visual Kei
Sério, eu tenho medo.
A música pop japonesa é considerada por muitos experts no assunto como algo horrível. Quem faz de tudo para manter essa reputação é o visual Kei, um termo que representa tanto um estilo de musical quanto uma moda particularmente insana, e ambos são abraçados pelos fãs vigorosamente. A música, por si só, é perdoável, é só metal dos anos 80 requentado. Mas as fantasias te dão a impressão de estar caminhando por entre os restos de uma orgia envolvendo lolitas, góticos, vampiros e personagens de anime onde todos os participantes tiveram que se vestir as pressas e no escuro. 
Pesquisas comprovam: quando eles nasceram o médico disse "é um menino!"
O resultado é uma miscelanea de cabelo estranho, tambores industriais de pó compacto e mais frufrus do que aquelas toalhinhas de centro de mesa da sua avó. Já seria louco o bastante se eles usassem toda essa parafernália nos clubes noturnos e apresentações, mas assim como as lolitas, eles não tem nenhum pudor de sair se mostrando em via pública usando roupas que o Prince acharia impróprias.
Me surpreendi quando descobri que a maioria das bandas desse estilo são formadas por homens (dependendo da interpretação, já que como bom homossexual, o meu gaydar não parou de apitar).
Aspectos do estilo visual kei se infiltraram na moda normal, assim jovens japonesas normais estão usando lenços bordados nos cabelos e jovens rapazes estão usando calças de couro três números menores. Sim, a previsão é que em 5 anos, o Japão da vida real se pareça bastante com um cenário do Final Fantasy.
David Bowie em Labyrinth: Nascia o Visual Kei



That's All Folks! Agora vou me preparar para as críticas baseadas em argumentos lógicos como:
-Você só fala isso porque tem inveja dele! 
-Você queria ser igual e não consegue! 
-Você é uma bixa despeitada!
-Feio, bobo, chato e cara de mamão!

Que os jogos comecem!






Postado por Scribblenaut

3 comentários:

  1. Achei muito interessante, legal! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,
      Estamos organizando nosso tempo para voltar a atualizar o blog.

      Excluir
  2. Yamamba não é nem de longe uma variação do Ganguro,da proxima vez pesquise melhor antes de postar tanta bobagem.

    ResponderExcluir