sexta-feira, 8 de abril de 2011

Apresentação

“O ser humano não pode deixar de cometer erros; é com os erros, que os homens de bom senso aprendem a sabedoria para o futuro”.
Plutarco
Avatar, o maior erro da carreira de James Cameron.
Há luz e trevas, son e silêncio, genialidade e estupidez. Estas constatações definem a natureza e o ser humano. E assim como há mais trevas que luz, mais silêncio que sons, também a estupidez supera a genialidade em quantidade. Como dizia Chabrol: "A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência; a inteligência tem limites, a estupidez não."
Isso nunca foi algo necessariamente ruim. Para que percebamos a genialidade de uma criação é necessária uma moldura de obras medíocres para que a obra genial se destaque. Não perceberíamos a beleza se não houvesse o feio e comum. Afinal, se tudo fosse genialidade no mundo não haveria parâmetros para a comparação.
O problema surge quando a mediocridade se dá conta de seu status majoritário e tenta impor-se como padrão de criação humana. São dois conceitos bem distintos. Como escrevi, há pouco, a mediocridade é maioria, mas isso, nunca a tornou o padrão. Não foi em cima de obras medíocres que se padronizou o renascimento europeu. Foi a partir das obras de Rafael, Da Vinci, Michelangelo, etc...
Nas últimas duas décadas, uma bandeira levantada pelos medíocres e estúpidos em geral está pondo em risco a cultura mundial: o Politicamente Correto. Esta peste, que se instalou em todos os meios de comunicação do mundo, prega idéias imbecis como, por exemplo: “Se quer criticar algo você tem que fazer melhor”, “Se quer criticar uma falha você não pode ter feito nada parecido”, entre outras.
Este blog tem como principal motivo expor e trazer a debate produções artísticas, conceitos e comportamentos questionáveis de nossa cultura e sociedade. Na verdade vamos trucidar qualquer obra, idéia ou conceito cujo sucesso tenha sido baseado em campanhas milionárias de marketing e na exploração de fãs menores de 15 anos cujo senso crítico ainda não está completamente desenvolvido.
Pois, a nosso ver, somente o debate crítico permite a renovação dentro da criação humana.
Devido aos anos de exposição ao politicamente correto, algumas pessoas não estão acostumadas a críticas mais diretas, por isso utilizaremos de humor para amenizar algumas constatações mais severas de nossa parte.
Bem vindo e espero que gostem e colaboram com nossas discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário